Adubação Verde

O que é?

O QUE É ADUBAÇÃO VERDE?

A adubação verde é uma técnica de manejo que consiste na cobertura do solo com plantas capazes de repor naturalmente os nutrientes consumidos pela lavoura semeada e colhida na safra anterior.

Além disso, a adubação verde proporciona outros benefícios, como a produção de palhada, descompactação do solo, redução de nematoides e outras doenças, entre outras vantagens.

Tendência Mundial

A adubação verde é uma ferramenta utilizada principalmente por produtores rurais de alta produtividade nas principais regiões agrícolas do Brasil e de outros países com forte tradição em tecnologias agrícolas, como os Estados Unidos, Canadá, França e demais países europeus.

A utilização de adubação verde é uma tendência mundial porque aumenta a produtividade das safras seguintes, reduz custos de manejo e aumentam a lucratividade das fazendas. A adubação verde também é considerada uma ferramenta de manejo sustentável, contribuindo para a conservação do solo e a redução do consumo de defensivos e fertilizantes industriais.

Por um lado a agricultura precisa alimentar a crescente população mundial de forma constante, e por outro ela também deve enfrentar novos desafios econômicos, sociais e regulatórios.

O "bom produto" se destaca como um dos princípios do futuro da agricultura, uma agricultura que vai conciliar os rendimentos de desempenho e respeito ao meio ambiente.

O que é?
O que é?

Plantio direto e novas técnicas

O conceito de adubação verde está alinhado à técnica de Plantio Direto, pois as plantas utilizadas para este fim também proporcionam a formação de palhada. Desta forma, a adubação verde pode ser utilizada para melhorar a produtividade das safras seguintes de grãos como soja e milho ou qualquer outra cultura comercial.

Pesquisas e estudos científicos recentes permitiram a modernização das técnicas de adubação verde. Os métodos mais antigos e disseminados utilizam apenas leguminosas para fixar nitrogênio ao solo, com poucos benefícios paralelos.

A técnica mais avançada de Adubação Verde é a mistura de sementes conhecida como Raíx. As fórmulas desenvolvidas pela Sematter combinam diversos tipos de culturas, cobrindo o solo com diversas plantas e proporcionando múltiplos benefícios. A adubação verde com o Raíx é precisamente planejada de acordo com as culturas comerciais que serão semeadas posteriormente na lavoura.


Saiba mais sobre a adubação verde com o Raíx aqui.